100% online! 100% gravadas!

Com 3 referências em acústica, áudio e música!

O CURSO IDEAL PARA ENGENHEIROS, TÉCNICOS DE ÁUDIO, MÚSICOS E ARQUITETOS


Um curso completo, exclusivo e definitivo, ministrado pelas maiores referências do Brasil no ensino de acústica e áudio, para você projetar, construir e equipar seu estúdio de gravação ou ensaio, com sala de Masterização/Mixagem/Edição em termos de arquitetura, acústica e equipamentos.


O QUE É O CURSO: COMO PROJETAR, CONSTRUIR E EQUIPAR O SEU ESTÚDIO DOS SONHOS?

Um curso completo, exclusivo e definitivo, ministrado por referências brasileiras no ensino de acústica e áudio; para você projetar, construir e equipar o seu estúdio de gravação ou ensaio, com sala de Masterização/Mixagem/Edição em termos de arquitetura, acústica e equipamentos de áudio. Nosso objetivo é te mostrar os fundamentos, o que é necessário para não errar, as diretrizes arquitetônicas, na escolha de materiais acústicos, e orientações sobre que equipamentos você deve adquirir a depender do porte e do objetivo do estúdio. Um curso 100% online e gravado!

COMO FUNCIONA O CURSO?

Você vai aprender sem sair de casa, através de um método completo com 3 módulos.

Cada módulo ministrado por um dos professores em vídeo gravado!


100% online


Ao longo de todo o curso você vai contar com todo o suporte para sanar suas dúvidas por e-mail, além dos materiais didáticos disponíveis para download e um grupo exclusivo de whatsapp para discussão, recados e networking entre os alunos da turma. Simples e direto ao assunto!


As aulas são gravadas e não há data de término para assistir as gravações. Você pode consultar o curso por tempo ilimitado!

PROFESSORES

Prof. Ph.D. Msc. Arq. Lineu Passeri Junior

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (1983) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, mestrado (2003) e doutorado (2008) em Estruturas Ambientais Urbanas - Acústica pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Foi professor da UNIBAN (conforto ambiental: graduação) e da FEBASP (acústica: pós-graduação). Também foi Diretor do Departamento de Projetos e Orçamentos da Prefeitura de São Bernardo do Campo e consultor da Organização das Nações Unidas - ONU, dentro do PNUD. Atualmente é sócio-diretor da PASSERI Arquitetos Associados Ltda., escritório técnico especializado em projetos de acústica de edificações, acústica urbana e acústica de salas. São de sua autoria o projeto de reforma e ampliação do Anfiteatro Camargo Guarnieri da USP e o projeto de acústica para a reconstrução do Auditório Simón Boliívar, no Memorial da América Latina, ambos em SP. Também são de sua autoria os projetos de acústica dos hospitais Sírio-Libanês e São Luiz, dos museus do Futebol e do Flamengo, dos estúdios do SESC Vila Mariana, do campus Santo Amaro (e diversas outras unidades unidades) do SENAC, da Quanta, da Villas Boas Broadcasting e da Globosat RJ, entre outros..

Prof. Eng. Manny Monteiro

Engenheiro de som no Institute of Audio Research, Nova York entre os 10 primeiros alunos, foi contratado para trabalhar na Virgin Records, baterista, escritor, compositor musical, produtor e professor, acumula dois prêmios Sharp e atualmente é professor na CDÁudio, SP. Manny tocou e gravou com a Orquestra de Gil Evans, David Sanborn, Bob Moses, Jaco Pastorius, Big Joe Turner, John Scofield, Eddie Gomez, Steve Swallow, Patato Valdes, Rashid Ali, Jorge Dalto, Ruben Blades, Naná Vasconcelos, Claudio Celso, Dom Um Romão, Raul de Souza eDom Salvador, entre outros. Neste período, Manny teve a oportunidade de estudar com o renomado baterista brasileiro Edison Machado, criador do beat da bossa nova, e também com Dom Um Romão. Aprendeu jazz com os bateristas americanos Rashid Ali (John Coltrane Duet) e Michael Carvin. Durante cinco anos, Manny refinou seus estudos de bateria com o mestre da percussão norte-americana Henry Adler (mentor de Buddy Rich, Roy Burns e Bob Moses). Todo este seu esforço e dedicação rendeu-lhe o conhecimento e a técnica suficientes para ser professor durante vários anos na Escola Drummer Collective New York, tendo como alguns de seus mais renomados alunos o baterista Billy Martin da banda Medeski Martin and Wood. Manny também ministrou workshops de percussão brasileira na Universidade de Nova York ao lado do professor Greg Burrows.

Prof. Ph.D. MBA MEng. Pablo Giordani Serrano

Doutor em Engenharia e Meio ambiente com foco em aeroacústica computacional no Institute of Sound and Vibration Research (ISVR) pela University of Southampton, UK. Mestre em Engenharia Mecânica com ênfase em Acústica e engenheiro mecânico pela UFSC, complementarmente tecnólogo em redes de computadores pelo SENAI e MBA em gerenciamento de projetos pela FGV. Atua como empresário fundador e CEO da startup Portal Acústica sendo mentor, professor, editor e palestrante sobre acústica em edificações e com ampla experiência em projetos acústicos de igrejas, auditórios, academias, cinemas, escritórios, estúdios de rádio, de TV, e de gravação musica. Engenheiro responsável na Pablo Serrano Soluções Acústicas, uma empresa de engenharia e consultoria. Membro do CEE 196 - Acústica na ABNT, Membro das comissões técnicas da ProAcústica, baixista, escritor, compositor musical, youtuber, e blogueiro. Pablo participou de diversas bandas autorais em Florianópolis, SC, e acumulou prêmios locais de composição e de festivais, sendo que a paixão pela acústica surgiu da vivência como músico, técnico de som, compositor, arranjador e produtor.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO - 36h

MÓDULO 1 - Acústica Básica para Estúdios (Profº Pablo Serrano)

Carga Horária: 12 horas


AULA 1 - Como o curso funciona

Como usar a plataforma do curso

Como instalar o aplicativo de videoconferência

Como são as provas

Como estudar

Bibliografia sugerida


AULA 2 - Fundamentos do Som

Velocidade do som

Frequência

Comprimento de onda

Espectro sonoro dos instrumentos musicais

Som aéreo

Som de impacto

Fontes pontuais

Transmissão/absorção/reflexão/difusão

AULA 3 - Nível de pressão sonora

Cálculo do NPS

Soma/subtração em dB

Características do som no tempo

Nível médio equivalente

Ponderações no tempo (fast, slow, impulse)

Bandas de oitava e frações

Características do som na frequência

AULA 4 - Mecanismo auditivo e ponderações

Ouvido interno/médio/interno

Audibilidade

Curvas de ponderação

Insalubridade (NR15)

AULA 5 - Poluição sonora

Introdução à norma ABNT NBR 10151

Legislações nacionais e locais

Certidões de Tratamento Acústico Adequado

Posicionamento dos pontos de medição

AULA 6 - Conceitos de isolamento acústico

Lei da massa

Rw de sistemas monolíticos

Rw de sistemas multicamada

Desempenho acústico ao som de partições internas

Desempenho acústico ao som de fachadas

Desempenho acústico ao som de impacto

Exemplo de projeto de isolamento acústico entre ambientes

AULA 7 - Conceitos de condicionamento acústico

O que é o tempo de reverberação

T60 ideal

Introdução à ABNT NBR 10152

Relação sinal ruído

Curvas NC e NR

Coeficiente de absorção

NRC

Biombos 

Exemplo de projeto de condicionamento acústico

AULA 8 - Ondas estacionárias e modos

O que são modos acústicos

Frequência de Schroeder

Regiões de análise espectral

Posicionamento de monitores de referência

Dimensões ideais – Diagrama de Bolt

Critério de Bonello

AULA 9 - Absorvedores de baixa frequência

O que são os absorvedores diafragmáticos

Faixa de operação

Projeto do absorvedor diafragmático

O que são ressonadores de Helmholtz

Como projetar ressonadores de Helmholtz

O que são bass traps

Como projetar bass traps

Exemplos de aplicações

Isoladores de vibração a mola

AULA 10 - Absorvedores de média frequência

Lãs acústicas

Painéis perfurados em gesso

Forros minerais

Lã de Poliester (PET)

Isoladores de vibração emborrachados

AULA 11 - Absorvedores de alta frequência

Física e segurança dos materiais porosos

Espumas acústicas

Nuvens e baffles

Painéis com fibras

Exemplos de projetos

Mitos das telhas acústicas

AULA 12 - Equipamentos de medição de ruído e de parâmetros de qualidade

Que equipamento é necessário para medir

Que softwares free podem ser usados

Medindo o tempo de reverberação

Medindo o nível de ruído do estúdio

Medindo a resposta impulsiva no estúdio

Análise simplificada da qualidade do estúdio

QUIZ DO MÓDULO


MÓDULO 2 - Áudio para estúdios

(Profº Manny Monteiro)

Carga Horária: 12 horas


AULA 1 - Microfones

História dos microfones

Tipos de microfones

Diagramas Polares

AULA 2 - Pré-amplificadores

O que faz um pré-amplificador

Prés Valvulados

Prés Transistorizados

Prés digitais e Plugins

AULA 3 - Equalizadores

História dos equalizadores

Tipos de equalizadores

Como funcionam os equalizadores

Filtros

Equalizadores analógicos

Equalizadores digitais (plugins)

AULA 4 - Compressores

Como funcionam os compressores

Tipos de compressores

Para que servem os compressores

Outros efeitos dinâmicos

Compressores plugins

AULA 5 - Monitores de referência


AULA 6 - Cabeamento, caixas e retorno

Tipos de cabos e aterramento

Tipos de conectores

Entradas e saídas nominais

Marcas importantes

Casador de impedância

Direct box e Reamp

Patch Bay

AULA 7 - Alinhamento de sistemas de reprodução de áudio

Sistemas de Mono-Amplificação

Sistemas de Multi-Amplificação

Caixas Passivas e Ativas

Classificação de Alto falantes e Bass Reflex

Monitores Multi-Amplificados para Estúdios de Gravação

AULA 8 - Consoles analógicos e digitais

Mesas Analógicas início

Mesas Transistorizadas

Mesas de Grande Porte

Mesas com Automação

Mesas Analógicas Modernas

Mesas Digitais Início

Mesas Digitais Modernas

Mesas de Pós Produção

AULA 9 - Interfaces de áudio e conversores

Interfaces USB

USB

Interfaces FireWire

FireWire

Interfaces Thunderbolt

Thunderbolt

Mic Preamps e Conversores A/D

ADAT Pipelight

Hubs

AULA 10 - Sistemas DAW e Plugins

Sistemas Daw

Plugins

Plugins DIGNOS DE ATENÇÃO

AULA 11 - Sistemas para estúdio de gravação musical

Estúdio de Pequeno Porte

Estúdio de Pequeno/Médio Porte

Estúdio de Médio Porte

Estúdio de Médio/Grande Porte (1)

Estúdio de Médio/Grande Porte (2)

Estúdio de Médio/Grande Porte (3)

Sala de Mixagem

AULA 12 - Sistemas para estúdios de ensaio musical

Sala de Ensaio Pequena

Sala de Ensaio Pequena Gear

Sala de Ensaio Média

Sala de Ensaio Média Gear

Cabeamento

Padrão de Instalação

Patchbay

Multicabos

Espaguetes e Anilhas

Patchbay Projeto

Racks e Bandejas

Planta Baixa

QUIZ DO MÓDULO



MÓDULO 3 - Acústica Aplicada a Estúdios (Profº Lineu Passeri)

Carga Horária: 12 horas


AULA 1 - Tipos de estúdios

Introdução

O processo contemporâneo de gravação

Estúdios de rádio

Estúdios de televisão

Estúdios de cinema e vídeo

Estúdios comerciais de gravação de áudio

Estúdios de ensaio

Estúdios caseiros (home-studios)

AULA 2 - Os estúdios e a cidade

O estúdio versus o tecido urbano

Aspectos da legislação específica

A legislação do município de São Paulo

Fiscalização e controle de ruído na cidade de São Paulo

Cuidados na escolha do local de instalação do estúdio

AULA 3 - Necessidades de isolamento e tratamento acústico dos estúdios

A sala de gravação

A sala técnica (Mono, Stereo, Surround 5.1, Dolby Atmos)

A sala de masterização

AULA 4 - Sistemas de isolamento de ruídos

Determinação do nível de ruído e do isolamento sonoro necessário

Isolamento sonoro da sala de gravação

Isolamento sonoro da sala técnica

Isolamento sonoro da sala de masterização

Materiais de construção e seu desempenho no contexto do isolamento sonoro dos ambientes dos estúdios de gravação

Instalações em alvenaria

Instalações de construção a seco

Sistema box-in-a-box

AULA 5 - Critérios de reverberação para estúdios

Reverberação

Absorção

Reverberação e absorção na sala de gravação

Reverberação e absorção na sala técnica

Reverberação e absorção na sala de masterização

AULA 6 - Controle de reflexões

Ondas estacionárias

Modos tangenciais e oblíquos

Eco

Eco palpitante

Reflexão na sala de gravação

Reflexão na sala técnica

Reflexão na sala de masterização

AULA 7 - Difusão sonora

Avaliação da difusão sonora em um ambiente

Difusão na sala de gravação

Difusão na sala técnica

Difusão na sala masterização

Difusores sonoros

Geometria das salas

AULA 8 - Filosofias de projeto e parâmetros de avaliação de qualidade sonora de estúdios

Filosofias de desenho de salas técnicas

Parâmetros de avaliação da qualidade acústica dos ambientes de estúdios de gravação

AULA 9 - Estudos de caso de estúdios consagrados

Estúdios Mosh

Estúdio Midas

Abbey Road Studios

Air Studios

Dark Horse Studios

AULA 10 - Como avaliar um estúdio acusticamente

Objetivo principal do estudo

Objetivo secundário do estudo

Descrição do procedimento

Análise do resultado das medições

Conclusões deste estudo de caso

AULA 11 - Instalações prediais

Aterramento

Instalações elétricas e hidráulicas

Infraestrutura de áudio (e vídeo)

Iluminação

Ar condicionado

AULA 12 - Quanto custará o seu estúdio

Projetos complementares

Material

Mão de obra

Custos fixos e variáveis

Serviços extraordinários

QUIZ DO MÓDULO


AGENDA DAS AULAS - VOCÊ FAZ A SUA AGENDA!

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com desconto especial para estudantes de instituições de ensino público (mande um e-mail para carreiras@portalacustica.info com seu comprovante de matrícula).

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PERGUNTAS FREQUENTES

O CURSO TEM CERTIFICADO?


Sim é emitido um certificado para todos que tiverem bom aproveitamento no curso com nota superior aos 70% nos testes (quizes) realizados ao fim de cada módulo, marcando as aulas como assistidas.

QUAL É A CARGA HORÁRIA DO CURSO?


São 36 horas aula oficiais, sendo que cada aula por vezes se estende por mais alguns minutos.

QUANDO O CURSO COMEÇA?


Quando você quiser! As aulas estão todas gravadas e você pode ter acesso quando desejar. Receberá um e-mail da Hotmart com instruções para criar a sua senha e é só acessar!

QUAL É A FORMAÇÃO NECESSÁRIA PARA ACOMPANHAR O CURSO?


O pré-requisito é ter ensino médio e muito interesse por acústica e áudio de estúdios. Entretanto, recomendamos o curso para arquitetos, engenheiros, músicos e produtores que deseja projetar estúdios para si próprios(as) ou ainda para oferecer como serviço a terceiros, sendo que para assinar projetos arquitetônicos e/ou estruturais e de acústica você precisa ter graduação e capacidade técnica para tal.

COMO EU IREI ASSISTIR AS AULAS?


Na plataforma do Hotmart você pode acessar o curso de onde você estiver e de que equipamento você desejar. Se quiser pode ver pelo celular, tablet ou computador. Você que sabe!

NÃO SEI NADA SOBRE ACÚSTICA E SOBRE ÁUDIO, ESSE CURSO É PARA MIM?


Pretendemos te levar do zero, te levando os conceitos, como projetar, como construir e como equipar o estúdio musical dos seus sonhos. Para isso você precisa se dedicar e consumir os conteúdos didáticos, além de trocar ideias e experiências com os colegas e professores. É uma via de mão dupla, sendo que só assim você irá apreder. Isso irá exigir disciplina e comprometimento conosco e contigo mesmo(a).

Nos comprometemos com a qualidade do produto e te damos 7 dias para requerer o seu investimento, caso julgue que esse curso não é para você, ou que ele não cumpriu o prometido.

PORTAL ACÚSTICA® é uma marca com todos os direitos reservados à:

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CNPJ: 16.991.064/0001-31

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