Workshop:

Planilhas acústicas

Tenha acesso até 14 planilhas acústicas + um passo a passo como usá-las nos seus projetos e laudos.


Fazer Laudos e Projetos Básicos de Acústica nunca

foi Tão Fácil e Barato!


DATA: 03/06/2022


Pacote 1 – Workshop de Ensaios, Cálculos e Laudos de Desempenho Acústico: das 8h30 às 11h30


Pacote 2 – Workshop de Diretrizes e Pré-projeto Acústico de Salas: das 14h30 às 17h30


Pacote Premium - Workshop de Ensaios, Cálculos e Laudos de Desempenho Acústico + Workshop de Diretrizes e Pré-projeto Acústico de Salas - das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30



Confira as descrições dos Pacotes e escolha a melhor opção para você!


Sobre o Workshop

Ao começar a atuar com acústica você encontra diversos obstáculos que te impedem de oferecer um serviço com segurança. Entre esses obstáculos estão:


1 – Falta de conhecimento sobre os conceitos básicos de acústica

2 – Falta de equipamentos técnicos

3 – Falta de ferramentas de software


O primeiro obstáculo você pode até ter vencido ao fazer pós-graduação ou ainda cursos livres bem focados nos tópicos que o mercado exige, como medições e especificação de materiais.


O segundo obstáculo quem sabe você possa vencer se tiver capital disponível ou ainda locando o equipamento quando necessário, após pesquisar os modelos que atendem aos requisitos necessários para a realização do trabalho.



Agora o terceiro obstáculo é um pouco mais complicado! Digo isso porque nem sempre achamos que é um bom investimento, e não sabemos quando iremos utilizar novamente aquela ferramenta, sendo que no primeiro serviço já queremos auferir o lucro. Além disso, precisamos estar em treinamentos para utilizar a ferramenta, e volta e meia, ela está em outra língua que não dominamos.


QUERO TE MOSTRAR UM JEITO DE ADQUIRIR FERRAMENTAS E CONHECIMENTO PARA TRABALHAR COM ACÚSTICA RAPIDAMENTE!


Muitos dos softwares encontrados no mercado fazem cálculos complexos e que nem sempre temos todo o conhecimento para interpretar todos os resultados. A não ser que você passe mais de 6 a 18 meses estudando aquele tópico em um mestrado ou pós latu sensu, dificilmente você terá condições de operar um software de acústica completo!


Mas quero te mostrar uma alternativa simples que traduziu muitos dos conhecimentos em planilhas de excel simples e que dão resultados rápidos, sendo que atendem a mais de 80% da necessidade de escritórios de arquitetura e de engenharia acústica do Brasil! É isso mesmo, a esmagadora maioria dos clientes brasileiros que você vai encontrar no mercado são:

1 – Bares

2 – Restaurantes

3 – Residências

4 – Home Estúdios

5 – Igrejas/auditórios de pequeno porte

6 – Stand de tiro

7 – Estúdios de ensaio musical

8 – Indústrias e comércios que geram poluição sonora ambiental em comunidades

9 – Escritórios Corporativos

10 – Salões de festa


Então que tal ter ferramentas baratas e funcionais que te permitam fazer cálculos e obter estimativas dos principais parâmetros utilizados nos projetos e laudos de acústica?


Mas quanto tempo você levaria para adquirir esse conhecimento e planilhas? Está ao alcançar de um clique e de um treinamento de 3 horas em cada um dos dois workshops (ou 6 para pacote premium) com um conjunto de planilhas específico que vai te auxiliar nos projetos e laudos acústicos.

Pacote 1: Workshop de Ensaios, Cálculos e Laudos de Desempenho Acústico

  • Objetivo: Permitir ao aluno o cálculo facilitado dos principais parâmetros de desempenho acústico obtidos em ensaios de ruído aéreo e de impacto utilizando os métodos de engenharia, e obtendo folhas de resultado prontas para os laudos.
  • Duração: 3 horas - das 8h30 às 11h30
  • Nível: Intermediário
  • Conhecimentos necessários: Operação de sonômetro, conceitos e cálculos básicos de acústica em edificações (EPBA ou similar)
  • Preço: R$697,00 à vista


Planilhas bônus:

1- Cálculo índice de redução sonora combinado

Em edificações precisamos ter uma estimativa de isolamento sonoro de sistemas construtivos que combinam diferentes materiais e configurações, como paredes que contenham diferentes materiais e aberturas. Essas aberturas podem ser para ventilação ou ainda esquadrias, as quais causam um ponto de atenção no isolamento acústico. Essa planilha permite calcular o índice de redução sonora combinado que é dependente dos materiais que compõem o sistema. Uma ferramenta útil para estimar parede a parede o isolamento acústico e com isso ter uma ideia do isolamento acústico global do sistema projetado seja em residências, ambientes comerciais, industriais e de lazer.


2- Cálculo da diferença padronizada de nível ponderada em partições horizontais e verticais – método de engenharia DnT,w (ISO 16283-1)

Meça o ruído aéreo em sistemas construídos e simplesmente alimente essa planilha para obter o gráfico final com os valores de desempenho acústico de partições horizontais ou verticais, utilizando o método de engenharia. Uma solução prática para quem não quer investir em um sonômetro mais caro que faz esses cálculos, e sendo que o relatório está formatado para um arquivo de texto para um template de laudo.


3- Nível de pressão sonora de impacto padrão ponderado LnT,w (ISO 16283-2)

Meça o ruído de impacto em sistemas construídos e simplesmente alimente essa planilha para obter o gráfico final com os valores de desempenho acústico de partições horizontais baseadas no nível de pressão sonora de impacto padrão ponderado utilizando a tapping machine (máquina padronizada) , utilizando o método de engenharia que é uma avaliação obrigatória segundo a norma de desempenho NBR 15575. Uma solução prática para quem não quer investir em um sonômetro mais caro que faz esses cálculos, e sendo que o relatório está formatado para um arquivo de texto para um template de laudo.


4- Cálculo da diferença padronizada de nível ponderada a 2 m da fachada – método da fonte sonora global Dls,2m,nT,,w (ISO 16283-3)

Meça o ruído na fachada de empreendimentos utilizando a fonte dodecaedro e alimente essa planilha para obter o gráfico final com os valores de desempenho acústico de fachada, utilizando o método da fonte sonora global de engenharia que é uma avaliação obrigatória segundo a norma de desempenho NBR 15575. Uma solução prática para quem não quer investir em um sonômetro mais caro que faz esses cálculos, e sendo que o relatório está formatado para um arquivo de texto para um template de laudo.


5- Cálculo da diferença padronizada de nível ponderada a 2 m da fachada – método de ruído de tráfego Dtr,2m,nT,,w (ISO 16283-3)

Meça o ruído na fachada de empreendimentos utilizando a fonte dodecaedro e alimente essa planilha para obter o gráfico final com os valores de desempenho acústico de fachada, utilizando o método de ruído de tráfego de engenharia que é uma avaliação alternativa ao método da fonte sonora global e é obrigatória segundo a norma de desempenho NBR 15575. Uma solução prática para quem não quer investir em um sonômetro mais caro que faz esses cálculos, e sendo que o relatório está formatado para um arquivo de texto para um template de laudo.


6- Nível de pressão sonora equivalente/máximo padronizado de equipamento predial (ISO 16032)

Meça o ruído de equipamentos prediais e alimente essa planilha que calcula automaticamente os índices de desempenho utilizados para avaliar o desempenho acústico do ambiente testado. Esse é um requisito opcional da norma de desempenho e segue a normativa utilizando o método de engenharia. Uma solução prática para quem não quer investir em um sonômetro mais caro que faz esses cálculos, e sendo que o relatório está formatado para um arquivo de texto para um template de laudo.


7- Cálculo estimativo do desempenho de sistemas construtivos ao ruído aéreo

Calcule os principais índices de desempenho ao ruído aéreo com base no índice de redução sonora ponderado que é obtido ao se conhecer as dimensões e o sistema construtivo das salas emissora e receptora. Com isso, ofereça o melhor custo benefício para o seu cliente na especificações de soluções para isolamento. Conte com o nosso banco de dados e insira novos materiais e sistemas construtivos com resultados de ensaios laboratoriais. Estime os valores de perda de transmissão (R’ e Rw) a partir das suas medições em campo e compare com os valores estimados em projeto para obter o desempenho acústico ao ruído aéreo.

Adquirir Pacote 1 - Workshop de Ensaios, Cálculos e Laudos de Desempenho Acústico

Pacote 2: Workshop de Diretrizes e Pré-projeto Acústico de Salas

  • Objetivo: Munir o aluno com ferramentas que direcionem o projeto e construção ou readequação de salas voltadas à voz ou à música, sejam escritórios, estúdios, bares/restaurantes, salões de festa e pequenos auditórios.
  • Duração: 3 horas - das 14h30 às 17h30
  • Nível: Intermediário
  • Conhecimentos necessários: Conceitos e cálculos básicos de acústica em edificações e reverberação (EPBA ou similar)
  • Preço: R$697,00 à vista


Planilhas bônus:

1 - Calculadora de Conversão de Bandas e Ponderação

Ferramenta de cálculo e manipulação de parâmetros avaliados em dB como: nível de pressão sonora (NPS), nível de potência sonora (NWS), Som residual (LAS), entre outros descritores que se deseja transformar de bandas de terço de oitava para bandas de oitava, ou ainda de uma ponderação em frequência para outra, tendo a ponderação A, C e Z. Obtenha os dados do sonômetro e insira na tabela para utilizar em seus softwares de simulação computacional ou ainda para relatório completo e análise dos parâmetros de conforto ou desempenho.


2- Calculadora de tempo de reverberação em salas para voz ou música

O tempo de reverberação deve estar na ponta do lápis para qualquer consultor acústico e é relativamente simples de prever, entretanto, para salas com muitos revestimentos a coisa começa a complicar. Utilizando as equações de Eyring, que serve para salas com bastante absorção sonora, use essa planilha para estimar a reverberação de um ambiente tipo “caixa de sapato” e conte com a nossa biblioteca com mais de 250 materiais encontrados no mercado brasileiro e seus coeficientes de absorção em bandas de oitava. A calculadora permite avaliar salas para a uso da voz e para a música.


3- Diretrizes para projeto de salas de espetáculo ou ensaio musical

Ao projetar uma sala de espetáculo ou ainda de ensaio musical é necessário estimar o volume da sala com base no tipo de música e nas características dos instrumentos utilizados nas performances. Além disso, o volume da sala é determinante para se obter o tempo de reberberação, o qual é sugerido nessa tabela e se torna uma diretriz de projeto acústico. É partir daí que o projeto realmente começa, então confira essa ferramenta e projete salas melhores preparadas para a acústica.



4- Diretrizes dimensionais e modais de salas musicais em baixa frequência

Ao projetar uma sala pequena para mixagem, masterização, gravação, audição crítica ou outra aplicação específica para uso sonoro, você precisará de boas informações sobre as características acústicas do ambiente. A faixa mais complicada para prever o comportamento sonoro e atuar efetivamente é a baixa frequência. A planilha de acústica modal permite uma análise da sala em formato de caixa de sapato, de forma a dar a frequência de Schoeroder, dá as proporções áureas ideais segundo diversos autores, apresenta a lista de modos acústicos e realiza uma análise automatizada para direcionar os esforços de projeto, inclusive com o critério de Bonello. Além disso, a planilha abrange uma aba de projeto de absorvedores de membrana, visando tratar frequências modais específicas.



5- Calculadora da relação sinal ruído em salas comerciais para comunicação interpessoal


 

6- Calculadora de perda de transmissão para sistemas de drywall

Utiliza sistemas de drywall nos seus projetos e depende dos dados dos fornecedores? O cálculo da perda de transmissão para sistemas leves (até 80kg/m²) vai permitir seus projetos terem soluções mais personalizadas, visando obter uma boa estimativa do índice de redução sonora ponderado do sistema acústico. Essa ferramenta pode ser usada para estúdios musicais, estúdios de áudio visual, escritórios, rádios ou outros ambientes semelhantes.


7- Calculadora de isolamento acústico aéreo do interior para o exterior de salas musicais ou ruidosas

Essa ferramenta visa direcionar os esforços de clausura de um ambiente para uso como estúdio musical, ou ainda em ambientes mais industriais com equipamentos fechados para redução de ruído externo. Tendo uma estimativa do nível de pressão sonora interno no ambiente e as características construtivas da sala, é possível obter uma estimativa do nível de pressão sonora no exterior da edificação, e com isso orientar a escolha de materiais acústicos e reforços para garantir o isolamento da edificação.

Adquirir Pacote 2 - Workshop de Diretrizes e Pré-projeto Acústico de Salas

Pacote PREMIUM : Workshop de Ensaios, Cálculos e Laudos de Desempenho Acústico + Workshop de Diretrizes e Pré-projeto Acústico de Salas

  • Duração: 6 horas - das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30
  • Preço promocional: R$1.200,00 à vista


Planilhas bônus (14 planilhas):

  • Cálculo do índice de redução sonora combinado
  • Cálculo da diferença padronizada de nível ponderada em partições horizontais e verticais – método de engenharia DnT,w (ISO 16283-1)
  • Nível de pressão sonora de impacto padrão ponderado (ISSO 16283-2)
  • Cálculo da diferença padronizada de nível ponderada a 2 m da fachada – método da fonte sonora global Dls,2m,nT,w (ISO 16283-3)
  • Cálculo da diferença padronizada de nível ponderada a 2 m da fachada – método de ruído de tráfego Dtr,2m,nT,w (ISO 16283-3)
  • Nível de pressão sonora equivalente/máximo padronizado de equipamento predial (ISO 16032)
  • Cálculo estimativo do desempenho de sistemas construtivos ao ruído aéreo
  • Calculadora de Conversão de Bandas e Ponderação
  • Calculadora de tempo de reverberação em salas para voz ou música
  • Diretrizes para projeto de salas de espetáculo ou ensaio musical
  • Diretrizes dimensionais e modais de salas musicais em baixa frequência
  • Calculadora da relação sinal ruído em salas comerciais para comunicação interpessoal
  • Calculadora de perda de transmissão para sistemas de drywall
  • Calculadora de isolamento acústico aéreo do interior para o exterior de salas musicais ou ruidosas
Adquirir Pacote Premium

Quer saber mais?

Fale conosco pelo whatsapp e nos acompanhe nas nossas redes sociais!

2021 - Todos os direitos reservados.